quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Vamos Malhar ?

Está chegando o final de ano e com ele o Verão, momento em que nossa vaidade se exarceba e cultuamos além do devido nosso corpo e nossa aparência. Diante disso, estou postando um texto de um grande amigo e companheiro de crenças, Nilo Emerenciano, que nos leva a uma refexão sobre nossas atitudes envaidecedoras.


VAMOS MALHAR?
Nilo Emerenciano

Essa onda em torno do culto ao corpo, principalmente sempre que se aproxima o verão, começou nos anos setenta com o teste Cooper, e se alastrou numa profusão de academias e novas formas de ginástica, tipo aeróbica, anaeróbica, tai- chi- chuan, artes marciais, pilates, etc. De um momento para outro as nossas calçadas se encheram de pessoas de todas as idades caminhando, correndo, fazendo abdominais ou alongamentos.
Devemos fazer o mesmo com a nossa moral. Não vamos nos tornar melhores e mais perfeitos sem que haja algum esforço pessoal. Nosso progresso não vai cair do céu. É necessário que exercitemos a cada dia, de forma metódica e disciplinada, a prática das virtudes. Temos que malhar! Que tal um programa para isso?
Poderíamos começar por trabalhar os músculos da nossa paciência. E ao fazê-lo, beneficiaremos também os da tolerância e da compreensão para com as fraquezas do nosso próximo. Três repetições de quinze movimentos, cada.
Depois, trabalharíamos de forma muito séria, as gorduras acumuladas do nosso egoísmo, através de exercícios de solidariedade, fraternidade e  altruísmo.
Para os músculos das pernas talvez fosse indicado uma boa campanha do quilo. Muitas caminhadas pelas ruas, visitando as casas uma a uma, aprendendo a humildade e o desprendimento.
Como em toda atividade que se preza, o candidato deve também fechar a boca. No nosso caso não para o que entra, mas para o que sai dela. Nada de maledicência, injúrias, conversas vazias ou ofensas.
Mas nada disso adianta se o atleta não se entregar plenamente ao exercício do auto-conhecimento. Para isso se recomenda  sessões de silêncio e reflexão. Além disso, uma análise acurada dos nossos atos (se fomos bons ou maus, generosos ou mesquinhos, nobre ou canalhas) vai ser de fundamental importância. Tudo isso frente ao espelho fiel da auto-crítica.
Não podemos fazer tudo sem o acompanhamento de gente que entende do assunto. Para isso, duas atividades são recomendadas: primeiro, a leitura de bons livros, talvez até a biografia dos grandes homens, tipo Gandhi, Francisco de Assis, Vicente de Paulo, Bezerra de Menezes, Chico Xavier. Afinal, todos foram bem sucedidos na área da moral. Segundo, a prática diária da prece, momento que o nosso instrutor maior vai nos inspirar e estimular a determinação.
Depois, nada de dormir sobre os louros dos resultados alcançados. Há que se ter consciência que essa prática deve ser constante, sob pena de sofrermos recaídas, voltando ao estado anterior. Para isso, sabemos todos, é recomendada a constante vigilância.
Agora estamos quase prontos para o verão de nossas vidas. Percebemos que somos outros. Lépidos, fagueiros, saudáveis. Encaramos a vida com outra disposição. Longe ficaram a tristeza, o pessimismo, as angústias.
Somos atletas de Jesus, “sarados” e empolgados com os resultados obtidos. Já pensamos em participar, quem sabe, da Grande Olimpíada, a do amor, em que o importante não é vencer nem competir, e sim, participar.  

4 comentários:

Glenda Marques disse...

Primeiro, vc tem q colocar essa idéia na minha cabeça. Acho que me cobro demais, não??!!! hahahaha. Tá bem, mas como qdo vou agir é "demenos" ai vc nem liga. ;)
Bjs, te amo

Glenda Marques disse...

Ahhh, o texto de Nilo é muito bom. Acho que preciso me esforçar mais e virar uma atleta de Jesus, não acha?
Bj

Glenda Marques disse...

Vamos escrever mais?

Glenda Marques disse...

amorrrrr... atualiza vai.
te amooo.