domingo, 12 de setembro de 2010

O Jumento do Pastor

O mundo esteve prestes a presenciar talvez uma das manobras mais radicais que já houve no mundo religioso, um exemplo típico de intolerância e desrespeito a outras culturas e religiões. Um Pastor americano de uma pequena cidade americana chamada Gainesville e que possui apenas 50 fieis esteve à beira de queimar 200 exemplares do Alcorão, que é o livro sagrado dos mulçumanos. O pastor Terry Jones anunciou que para marcar o nono aniversário do ataque ao Word Trade Center em 11 de setembro de 2001 iria realizar tal ato, Mas que hoje dia 11 de setembro, data do triste aniversário ele “suspendeu” a ofensiva ao Islamismo.


Tal atitude do pastor causou impacto em todo o mundo e entre a maioria das personalidades e autoridades políticas e religiosas. Essa ação demonstra a falta de tolerância religiosa e respeito a outras culturas e religiões e demonstra que o papel que o pastor desempenha, ao pregar na sua Igreja palavras de amor, fraternidade e paz está um tanto ao avesso quando ele expõe sua “vingança” em nome do povo americano e em memória dos mortos daquele episódio de setembro de 2001. Sentimento que é de competência desses ministros do evangelho tentar erradicar de seus fiéis através da palavra e do seu exemplo, mas que exemplo esse Jones daria para a comunidade cristã? Seria isso uma forma justa de demonstrar respeito aos mortos ou indignação com os Assassinos? Penso que isso o faria semelhante aqueles chamados de terroristas, pois estaria atacando o que os fiéis religiosos e o povo mulçumano tem de mais importante e ao atacar o alcorão, atacaria o sagrado, a palavra literal de Deus. Seria um atentado a toda crença Islã. Seria o mesmo sentimento que o povo americano teve ao ser atacado em um dos seus maiores símbolos que era um dos orgulhos para toda a nação americana. Assim o pastor estaria assinando um atestado de terrorista. Mas seria essa a intenção da Igreja? Pagar numa moeda semelhante? Isso simplesmente revela o estado espiritual que se encontra esse Pastor, cheio de rancor, de sentimento de vingança no coração. Imaginemos o que ele não diz em suas pregações.

Enquanto se fala no diálogo entre as várias tradições religiosas, da interdisciplinaridade, do respeito entre as diversidades culturais, o Pastor Terry tenta insultar os Mulçumanos sem questionar que reações o mundo teria, como por exemplo o incentivo a novas investidas terroristas contra sua pátria, esquecendo-se de Soldados compatriotas que ainda estão instalados no Afeganistão e que colocaria suas vidas em risco. Esse ato de irresponsabilidade poderia ter impactos muito perigosos e que graças a Deus ele “adiou”, estamos esperando que desista e que esse seu exemplo não se espalhe e nem incentive outros candidatos a alguns minutos de fama internacional.

Esse episódio me fez lembrar uma história cantada pelo músico e compositor Potiguar Elino Julião na música “o rabo do jumento” que conta a história de um homem chamado Nascimento que corta o rabo do jumento de Elino ao ver que o jumento comeu um pé de coentro da sua horta, e Elino com cerca de 12 anos de idade questiona assim:

“Veja pessoal, que mau elemento
Não sei se o animal é ele ou o jumento
Nascimento eu não quero pagamento
Eu quero é outro rabo no jumento”

O que terry queria não seria o rabo do Jumento ?

Um comentário:

Glenda Marques disse...

Infelizmente nem todos usam a religião da forma mais correta, que é fazer o bem, valorizar o amor, perdoar... Além de tudo, esse pastor, com esse pensamento, traz uma grande insegurança para o seu país, já que está literalmente "brincando com fogo", desrespeitando a religião de outros povos.